20 de jun. de 2014

BPF Registros - Vale o que está escrito

A lei de Boas Práticas de Fabricação se aplica a qualquer produtor de alimentos e a Resolução RDC nº 275/2002 diz:

"Deve-se prever registros periódicos suficientes para documentar a execução e o monitoramento dos Procedimentos Operacionais Padronizados, bem como a adoção de medidas corretivas. Esses registros consistem de anotação em planilhas e ou documentos e devem ser datados, assinados pelo responsável pela execução da operação e mantidos por um período superior ao tempo de vida de prateleira do produto." 

A RDC usa o termo "registro", já consagrado pelas normas ISO, se referindo a formulários (controles de produção, controle de potabilidade de água, manejo integrado de pragas, relatórios de auditoria interna, relatórios de calibração, dentre outros).

Quando uma empresa se adapta às Boas Práticas de Fabricação precisa verificar os registros (formulários) que já possui e citá-los nas Instruções de Trabalho. Na instrução de Limpeza de Reservatórios de Água, por exemplo, precisamos citar os laudos de análise de água, os certificados de potabilidade, os registros de verificação e limpeza dos reservatórios de água (veja no modelo de instrução de trabalho).  

Os registros não precisam atender a um padrão específico, mas todo registro deve ter:  título, data, responsável pela atividade com nome legível e rubrica. 

Um grande problema que verificamos, em muitas empresas, é a baixa qualidade no preenchimento dos registros. Precisamos falar, nos treinamentos, que registros podem ser usados em fiscalizações de órgãos de controle, em respostas a reclamações de clientes e até mesmo em situações de problemas de saúde causados por contaminação alimentar.

Em treinamentos é importante explicar também porque não devemos utilizar lápis ou corretivo líquido nos registros. Quando acontece uma fiscalização ou reclamação, precisamos apresentar registros e se estes estiverem rasurados com corretivo líquido pode aparentar má fé do produtor, como se estivesse falsificando os dados registrados. Por isso, quando precisamos corrigir algo escrito em um registro, devemos riscar a informação errada, colocar a informação correta ao lado e rubricar, confirmando a veracidade do dado registrado. Na vida e nas boas práticas, vale o que está escrito.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário