3 de abr. de 2013

5S em 7 Passos - 4º Identificação e Sinalização

Não é a toa que o Programa 5S é considerado a base para a implementação de outros programas de gestão. Quando bem desenvolvido, mantém a empresa organizada de tal maneira que sistemas de gestão ISO, Boas Práticas de Fabricação e APPCC são introduzidos com facilidade. Uma simples mudança no layout pode influenciar positivamente o fluxo de produção: Da situação 1 para a situação 2, nada foi acrescentado, apenas organizado de maneira mais racional. Parece óbvio, mas sabemos que na rotina e correria da produção, às vezes passa despercebido.



Cada local deve ser identificado para que cada um mantenha cada coisa no seu lugar.



Na fase de identificação, abusamos de prateleiras, coletores, caixas, etiquetas e muitas cores para facilitar o acesso a materiais. Algumas empresas usam caixas de diferentes cores para cada fase do processo, uma ideia excelente desde que não faltem caixas, se não o que seria ótimo se transforma em novo caos, bagunça a organização inicial e o programa perde moral. Para baratear custos, fitas adesivas coloridas podem fazer a diferenciação em caixas e prateleiras.


Não os gastos, mas nessa fase, a criatividade faz muita diferença, por isso, mais uma vez, contar com a participação de todos para definir uma identificação que faça sentido, seja esteticamente agradável e atenda ao objetivo de organização, fará do programa 5S um programa cíclico, bem fundamentado e respeitado, e não apenas um momento de faxina. O próximo passo é o grande desafio - seisou.

Leia mais: 5S em Sete Passos

1° Passo - Planejamento
2º Passo - Seleção e Descarte
3° Passo - Um lugar para Cada Coisa
4° Passo - Cada coisa no seu Lugar (esse post)
5° Passo - A difícil disciplina do dia a dia
6° Passo - Auditoria 
7° Passo - Divulgando sucessos e conquistando aliados
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário