24 de jul. de 2012

O que é Logística Reversa?


Logística Reversa é definida pela Lei como instrumento de desenvolvimento econômico e social, caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

Isso quer dizer que fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes são obrigados a estruturar, implementar e operacionalizar sistemas que impeçam que determinados resíduos sejam encaminhados aos lixões, dentre eles:

§  Agrotóxicos, seus resíduos e embalagens;
§  Pilhas e baterias;
§  Pneus;
§  Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
§  Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
§  Produtos eletroeletrônicos e seus componentes.

Apesar de ser uma responsabilidade empresarial, o poder público municipal pode ser envolvido, por acordo setorial ou termo de compromisso determinando a coleta do material. Neste caso, as atividades do  poder público devem ser remuneradas, em forma previamente acordada entre as partes.


A classe empresarial vem trabalhando no tema e a mobilização da sociedade é fundamental para o sucesso do ciclo da logística reversa.


Saiba mais, lendo a PNRS - Política Nacional de Resíduos Sólidos: PNRS
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário